R. Carlos de Carvalho, 3235 - Centro
Cascavel - PR

O torcicolo congênito, também conhecido como torcicolo muscular congênito, é uma condição em que um dos músculos do pescoço, chamado músculo esternocleidomastoideo (ECM), está encurtado ou espessado ao nascer. Isso causa uma inclinação lateral do pescoço para um lado e rotação da cabeça para o outro lado, com isso a criança mantém a cabeça inclinada para um lado e tem dificuldade de virar para o lado oposto.

As causas exatas do torcicolo congênito não são bem compreendidas, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais possam desempenhar um papel, como posição intrauterina incorreta; trauma durante o parto;complicações durante a gestação, como falta de espaço no útero; problemas de desenvolvimento fetal ou alterações genéticas.

O tratamento fisioterapêutico é considerado a opção de tratamento inicial mais eficaz para o torcicolo congênito. O objetivo principal é alongar e relaxar o músculo afetado. O tratamento pode incluir:

1. Exercícios de alongamento: Esses exercícios geralmente envolvem movimentos suaves de flexão, extensão e rotação do pescoço.

2. Massagem: A massagem suave do músculo afetado pode ajudar a relaxá-lo e melhorar a circulação sanguínea na região.

3. Estimulação sensorial: O fisioterapeuta pode usar técnicas de estimulação sensorial, para ajudar no alongamento do músculo e posicionamento cervical do paciente.

4. Posturas corretivas: O fisioterapeuta pode orientar os pais a posicionar corretamente o bebê em diferentes atividades diárias, como alimentação e troca de fraldas, para evitar agravo no quadro clínico do paciente.

5. Acompanhamento e orientação: O fisioterapeuta irá acompanhar o desenvolvimento do bebê e realizar ajustes no tratamento conforme necessário. Também fornecerá orientações aos pais sobre como continuar o tratamento em casa.

Os pais geralmente perguntam se a criança que apresenta Torcicolo Congênito sente dor. No dia a dia a criança não tem dor, podendo apresentar dor ou algum desconforto durante o tratamento.

Aproximadamente noventa por cento das crianças são tratadas com sucesso por meio de um programa de exercícios de alongamento. Em 10% das crianças poderá ser necessária uma cirurgia para corrigir o torcicolo. 

No caso de conhecer algum bebê com Torcicolo Congênito, entre em contato com a Clínica de Fisioterapia UNIFISIO, há mais de 18 anos sendo referência em fisioterapia!

☎️ (45) 3035-7046 / (45) 99104-7017. Agende um horário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress