Atualmente os modernos equipamentos de reabilitação estão entre as principais aplicações de tecnologia na fisioterapia. Esses equipamentos são desenvolvidos a partir de tecnologia de ponta, proporcionando mais segurança para as intervenções terapêuticas, confiança nos parâmetros dosimétricos, ampliando os benefícios terapêuticos aos pacientes.
A associação, exercícios terapêuticos e técnicas de terapia manual fazem parte do arsenal ideal de qualquer fisioterapeuta em diferentes especialidades e a correta utilização dessa tríade de tratamento acarreta grandes evoluções clínicas principalmente nos quesitos: analgesia, ganho de força muscular, relaxamento e cicatrização tecidual.
Semanalmente o blog da UNIFISIO falará um pouco de cada tecnologia, para que você a conheça e assim avalie se pode ter alguma benefício nas suas queixas osteomusculares, lembrando que qualquer tecnologia só trará benefícios com a associação de exercícios terapêuticos.
A tecarterapia significa Transferência Elétrica Capacitiva e Resistiva, ou seja, uma forma de gerar aquecimento nos tecidos.
O aquecimento ocorre de duas formas diferentes, uma por meio do sistema capacitivo mais superficial e outra pelo sistema resistivo mais profundo, tendo, assim, dois aplicadores diferentes. É um tratamento que utiliza a eletricidade e o calor de forma não invasiva, sendo indicado principalmente nas dores musculares e articulares.
Uma das formas de aplicação é a DINÂMICA onde utilizamos os aplicadores em conjunto com a terapia manual, podendo ser bem vantajoso para a liberação miofascial.
Tem como possibilidades de aplicação: Relaxamento muscular, alívio de dores, redução de espasmos musculares, redução de edema, diminuição da rigidez articular, contraturas musculares e aumento do fluxo sanguíneo local.
Ficou com dúvidas, deseja mais informações entrem em contato com a UNIFISIO.